7 de abril de 2014

Carnaval 2014

                      
  Carnaval e sua história

O carnaval teve origem na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C.
No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641(século XVII), promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV e se transformou em uma das manifestações mais populares do país.
O carnaval foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.  Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.
Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.
Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.
O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas, um gênero de música popular que existiu durante os anos 20 aos anos 60 do século XX, depois começou a ser substituída pelo samba enredo, porque as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais.
A primeira marchinha foi em 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada “O abre alas”, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.  Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bonita e animada.
A Região Nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife com os bonecos gigantes. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.

QUESTÕES:

1-Você gosta de Carnaval? Sim ou Não. Explique.

2-Em que lugar e quando começou o Carnaval?
  
3-Como começou o Carnaval no Brasil?

4-Quando chegou o século XX, o que aconteceu com o Carnaval no Brasil? Explique.

5-O que são as “Marchinhas Carnavalescas”? Você conhece alguma, escreva um trecho (um refrão).

6-E a primeira marchinha qual era seu nome, quando foi feita e por quem?

7-Quando foi criada a primeira escola de samba? Qual era o seu nome?

8-Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro e São Paulo?Explique.

9-Como se comemora o carnaval na Região Nordeste (Bahia, Recife, Olinda, etc).Explique.

10-Se você estivesse que escolher uma fantasia, qual seria? Porquê.

Seria assim:


Karen G. da Silva - 6º ano E


Melissa R.de Sousa - 7º ano C
 ____________________________________________________________________

Atividade para a ilustração do texto.


- Origami do "PALHAÇO", para os meninos


Lucas C.de Paula - 6º ano C
                                          


  - Origami da "BAIANA"

Melissa R.de Souza- 7ºano C

Bruna M. da Silva - 7ºano D

Livia F.Araujo - 7ªa E



Ao realizar este trabalho procurei homenagear CARMEN MIRANDA, apresentando-a aos alunos.



Em foto



Através do desenho



E através da obra de Romero Brito


Carmen Miranda 
Biografia, vida artística, músicas e filmes de sucesso,
 principais momentos da vida até sua morte.

Quem foi?

Carmen Miranda da Cunha nasceu no ano de 1909, em Portugal. Com 2 anos de idade, junto com sua família, veio morar no Brasil. Desde a infância, demonstrava muito interesse e talento para a música e dança.
Biografia e carreira Artística

Aos 20 anos de idade, Carmen Miranda começou sua gloriosa e curta carreira de cantora e atriz. Porém, gravou seu primeiro disco somente aos 30 anos de idade. Nesta época, final da década de 1930, fez muito sucesso nas emissoras de rádio do Brasil.

Devido ao grande sucesso, foi levada para os Estados Unidos, por um empresário norte-americano. Nesta fase da vida, fez um grande sucesso, representando em suas músicas e danças, aspectos da cultura tropical do Brasil. Apresentava-se com roupas coloridas, enfeites e chapéus com
 frutas tropicais. Sua imagem representava uma típica baiana.

Não demorou muito e Carmen Miranda foi parar nas telas de cinema de Hollywood. Atuou em vários filmes como, por exemplo, Serenata Tropical e Uma Noite no Rio.

Morreu de problemas cardíacos, em 1955, sendo sepultada na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, como legado, sua imagem alegre que é, até os dias de hoje, resgatada no mundo artístico e cultural brasileiro.
Alguns sucessos de Carmen Miranda :

· Adeus, Batucada
· Alô... Alô?
· Boneca de Piche
· Cantores do Rádio
· Chica-Chica-Bum-Chic
· Me Dá, Me Dá
· Na Baixa do Sapateiro
· O Que É Que a Baiana Tem?
· O Tique-Taque do Meu Coração
· Taí (Pra Você Gostar de Mim)


Principais filmes em que atuou:

· A Voz do Carnaval (1933)
· Alô, Alô, Brasil (1935)
· Estudantes (1935)
· Alô, Alô, Carnaval (1936)
· Bananas da Terra (1939)
· Serenata Tropical (1940)
· That Night in Rio (1941)
· Week-End in Havana (1941)
· Springtime in the Rockies (1942)
· The Gang's All Here (1943)
· Four Jills in a Jeep (1944)
· Greenwich Village (1944)
· Something for the Boys (1944)
· Doll Face (1945)
· Se eu Fosse Feliz (1946)
· Copacabana (1947)
· Romance Carioca (1950)  


GALERIA DE FOTOS DOS ALUNOS REALIZANDO O TRABALHO.






 








AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Sendo uma sondagem inicial, observar a presença ou a ausência de conhecimentos e habilidades nos alunos.

Diagnosticar e avaliar a bagagem individual, bem como suas características relevantes, através das seguintes atividades:

TEMA: “Fui passear...”
- Através do “desenho de memória” (desenho de imagens guardadas na mente ou memória), o aluno pode representar figuras reais ou imaginárias.

Bruna M. da Silva- 7ºa D

Emyly da S. 7º a C -"Praia Grande"

Isaque M. Souza -7ºa C "Bosque Maia"

TEMA: “Através do contorno da mão criar um novo desenho”.
- Através do desenho- base (contorno da mão) usar sua capacidade criativa para escolher uma entre várias possibilidades, criando assim uma nova forma, algo inusitado.

O aluno terá que identificar as dificuldades e buscar soluções.

Isabelly de S. Munhoz-7ºano C


Melissa R. de Souza 7ºano C


Lucas C. de Paula - 6º ano C


Bruna M. da Silva - 7ºano D


TEMA: ”Desenho livre.”
- Através do desenho, deixar que o aluno se expresse livremente da forma que sabe e que mais gosta.


TEMA: "Com o desenho de um número, criar um animal".

Melissa R. de Souza - 7ºano C


Lais da S. Santos - 6ºano C


Vitória dos Santos 7ºano C